domingo, 17 de junho de 2012

OH MEU LINDO SÃO JOÃO



São João santo bonito
Bem bonito que ele é
Com os seus caracóis d’oiro
E seu cordeirinho ao pé

Dizem que o São João é o santo que mais se festeja na Europa e que, durante muito tempo era dos três santos populares, que a igreja, por causa da sua fama de sedutor, menos confiava.

Também se diz, que o Povo, ao São João, este também com a fama de casamenteiro, sempre lhe dispensou grande admiração, sobretudo nas camadas mais jovens. A popularidade, aproximação e veneração eram de tal ordem que, era comum ser tratado por tu, posição bem invulgar há época.

As festividades em honra do São João destacam-se, pela sua sumptuosidade e, grandiosidade popular, sobretudo nas Cidades do Porto, em Braga, em Almada, em Guimarães, em Portimão e, em muitas outras cidades e vilas de norte a sul do país.

São João vem ver as moças
Bem bonitas que elas são
São ainda mais bonitas
Na noite de São João

Jovem e, já menos jovem, nos meses de Junho, por estas ocasiões, era como se diz …um virote… Não havia bairro ou arraial em Lisboa que, o rapaz, não os abrilhantasse com a sua presença e, satisfação. No entanto, por outras razões, há 2 datas bem marcadas, que, por muitos anos que viva não as vou esquecer, é a sexta-feira do dia de 23 de Junho de 1972 e, a terça-feira do dia 24 de Junho de 1980.

Pelas 16 horas, daquela sexta-feira, véspera de São João, do ano de 1972, nasce na Associação dos Empregados do Comércio, na Freguesia de S. Lourenço, em Lisboa, a minha filha Sofia e, nessa mesma noite, “doido” de alegria, festejei tal acontecimento no arraial, num Largo ali bem perto, o do Largo da Graça. Foi bonito e muito gratificante, verificar o gesto de gente desonhecida, em meu redor, a aplaudir e dar-me os parabéns, quando de braços levantados lhes anunciei o acontecimento.

O outro acontecimento verificou-se pelas 09 horas, numa terça-feira, dia de São João, mas 8 anos mais tarde (1980). Nasceu no Hospital de Stª Maria, na Freguesia do Campo Grande, em Lisboa, a minha filha Catarina. Desta vez não fui para um qualquer arraial da minha cidade natal, na medida em que, não só por razões dos festejos dos anos da filha Sofia, mas também pelo vaivém, durante a noite, casa/hospital/casa/hospital até à hora do nascimento. Mas a alegria nesse dia e, nos dias que se seguiram obviamente bonitos e cheios de alegria. 

Aos meus neto/as (Luis, Inês e Lara) dizer, que, não houve para mim e, naturalmente para a vossa avó, em todos os anos, melhores noites de São João!

1 comentário:

Hipólito disse...

O S. João não é no Porto, carago?