terça-feira, 16 de outubro de 2012

UM DIA DESTES APANHO O 28

…Oh pai! Porque não vamos dar uma volta no 28?
…No ponto de vista turístico é muito interessante!
…Os miúdos nunca andaram de electrico, eu, há muito, também não.
… Levamos a família, é capaz de ser giro!
…Alinhas?

Este convite fez-me lembrar os meus “passeios” por Lisboa, nos primeiros anos em trabalho na Robbilac, quando na função de paquete, na procura de obras em edifícios, sobretudo para restauro da pintura exterior.
Eramos 2 paquetes com esta função.
Eu e, o João Sequeira, percorríamos na maior parte a pé, a cidade em cruz. De Algés até aos Olivais, das Portas de Benfica ao Cais do Sodré, eram os nossos caminhos na procura das obrigatórias “balizas” em madeira que, a Camara Municipal mandava colocar, com vistas a sinalizar o espaço ocupado com a obra no edifício.

Tínhamos as trajectórias organizadas por rotas diárias. Se o meu camarada ia para o norte eu encontrava-me a sul.
Se no percurso lhe estava destinada a zona Este, eu estava situado a Oeste.
O giro visava os “cantos”, becos, azinhagas, ruas e avenidas da capital.
De quinze em quinze dias, as zonas eram trocadas o que, obrigava, fizesse chuva ou sol, num período de um mês, percorrer esta minha terra natal.
Objectivo: procurar as citadas e obrigatórias “balizas” em madeira, identificando o dono da obra, para posterior visita do vendedor, com vistas à promoção e venda dos materiais a utilizar.

Foi atrás referido que, a maioria do percurso, pelas ruas de Lisboa, era feito a pé.
É verdade.
Quando utilizava os “amarelos”, era na modalidade de “pendura”.
O dinheiro do custo dos bilhetes era-me ressarcido, a troco dos tickets que, entregava encontrados no chão.
Sempre dava para comprar uns cigarritos avulsos.
Tenho algumas saudades desse tempo.
Tenho saudades do “amarelo”.

Tlim, Tlim,
Vou aceitar o convite da minha filha Sofia.
Vou com a família apanhar o 28 e, “beijar” 4 (Castelo, São Vicente, Graça e Camões) das 7 colinas da cidade que me viu nascer.

Fotos:
Perdidas no Google

3 comentários:

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Boa história, desconhecia tal tarefa naquele tempo e na capital. Deixo-te dois links: o preçário da Carris http://www.carris.pt/pt/tarifario-2012/
e uma nota sobre o "carteirismo" nos eléctricos
http://www.youtube.com/watch?v=yzib2XA17t0

Pica Sinos disse...

Obrigado Jorge.
Estive a ver a tua página no face e gostei.
Aquele Abraço

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

A história faz-se também com as pequenas histórias de cada um, ainda bem que publicaste, aquela tarefa de paquetes da Robbialac é um achado - para mim, tomei a liberdade de dar o link à Marina Tavares Dias, uma olisipógrafa que muito admiro, oxalá seja novidade também para ela.