quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

HISTÓRIAS DO MEU VELHO BAIRRO DAS FURNAS (XLI)


O ESCULTOR A QUEM DENOMINAVAM DE CANTEIRO

Há muito que queria registar no meu blog, o homem que, eu miúdo, via no seu quintal num banco sentado, dias a fio, sustentando nas suas pernas magras e compridas, pequenas pedras de mármore que, sobre um pano já rasgado e gasto pelo uso, ousava esculpir.
Todo aquele trabalho me fascinava e, fazia confusão. Como era possível não estilhaçar as pedras ao manipular as macetas de variado porte, os ponteiros e os ciséis em ferro de vários tamanhos, quando trabalhava o mármore para lhe dar as primitivas formas.
Como ficava interrogado de ver aquele homem, de cabelos brancos, de mãos bem calejadas, pacientemente a lixar e a lustrar as pequenas peças já esculpidas que, soubera originar.

Bom dia Ti Damião. Era assim o trato por quem chamava o Sr. Gualdino
Bom dia rapaz.
Respondeu ele sem desviar olhar do que estava a fazer.
Está a fazer é um cinzeiro não é?
A sua cabeça fez um sinal de afirmação, retorquindo com um sorriso;
Olha… é uma peça igual, aquela que ofereci à tua irmã como prenda de casamento!
Como era bonito aquele cinzeiro de mármore rosa e branco que um dia se quebrou contra o chão, deixado cair por mim, quando não o soube agarrar ao contemplar a sua lindeza.

O Sr. Gualdino Damião, morava no nº 20 da minha Rua dos Plátanos.
Morreu com 87 anos de idade, no mês de Junho do ano 1964.
Nesta sua casa, habitavam também a sua filha Srª. Dª. Hirondina e a sua bonita neta Mª Helena Damião.
Gente bem amiga da minha mãe. Muito divertidas, sobretudo a Srª Dª. Hirondina que, nas épocas carnavalescas, mascaradas, acompanhadas pela minha mãe, pela Ti Esperança e pela Ilda dos Óculos, todas vizinhas, não deixavam de brincar a bom brincar por aquelas ruas do velho bairro. A estas paródias também não podia fugir, a Ti Hirondina e a filha mascaravam-me, algo que não me agradava lá muito.

A Mª Helena Damião conta mais 7 anos de idade que a minha pessoa. Por volta do ano 1965, após o seu casamento, muda de morada de casa, com o saudoso Eugénio e filho, passando a viver na Quinta do Charquinho, em Benfica.
Passaram 48 anos sem a ver. No entanto este lapso de tempo, não fez esquecer a sua pessoa.
Ir ao encontro da Mª Damião, por razões da reciproca amizade desde menino e moço, recordar aquela família que tanto me estimara e, saber mais do homem cujo trabalho, em miúdo, me deslumbrava era situação a colmatar.

Naquele dia de inverno, a chuva e o vento forte, não impediu de ir ao seu encontro. Em sua casa, observámos e comentámos fotografias antigas, também menos antigas, recordando gentes da nossa rua, da sua vida e, da vida dos descendentes.
Recorda com saudade o seu marido, companheiro da sua vida. Relembra sua mãe e, o avô. Sem rebuço, afirma ter sido o seu verdadeiro pai.
Fala orgulhosamente do seu filho e da sua bonita neta.
Deparo que os seus 75 anos de idade não lhe tiram a vivacidade do olhar e o sorriso de outrora. A sua voz é inconfundível para quem a conheceu menina e moça.
Na fotografia do seu casamento, comenta a amizade vivida com as moças vizinhas da sua casa. Eramos como verdadeiras irmãs, comenta.

No dia 26 de Dezembro de 2013, a noite aproxima-se. O objectivo do nosso programado encontro também se dá por finalizado, não sem antes perguntar:
…Diz-me Raul, como tens passado? Tens filhos? Netos?
A tua irmã?
E já na despedida comenta:
Olha…se vais escrever sobre o meu avô, não te esqueças de referir que o brasão que existe no quartel dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, em S. Bento, foi ele que o fez sozinho, como um verdadeiro escultor que era. Notícia que não saiu do meu pensamento, até ao dia em que teria a possibilidade de ver e fotografar a escultura da autoria do Ti Damião.

Fiquei triste e surpreendido quando me foi recusado retractar o brasão, ali tão perto, pelo oficial de dia ao quartel.
…O Sr não pode fotografar o que pede, sem a autorização do nosso comandante… Concluído:
…Peça-lhe por escrito, garanto que a resposta será rápida…
Defacto; foi rápida e concedida!

Janeiro de 2014 
Raul P Sinos

fotos:
A 1ª foto retracta o Sr. Gualdino Damião.
A 2ª foto retracta a Srª Dª. Maria Helena Damião nos dias de hoje.
A 3ª foto retracta o dia do casamento da Mª Damião, acompanhada pelas damas d’Onor e vizinhas

A 4ª foto retracta a bonita escultura feita pelo Sr. Gualdino Damião, exposta no quartel BSL – S. Bento


E o Bisneto disse:

Olá Raul!
 O trabalho que me envias-te sobre o meu bisavô está admirável.
 Invade-me a nostalgia e a saudade dele, do nosso velho Bairro e da nossa velha Rua.
 Aproveito também para te agradecer os teus trabalhos sobre o nosso saudoso Bairro, com textos e imagens que nos transportam no tempo para junto das pessoas e dos lugares que muito marcaram a nossa infância e juventude.

Tinha 17 anos a quando do falecimento do meu bisavô. Estava então na Força Aérea e em aulas na Base Aérea 2 quando o diretor de curso, o major Tomás, interrompeu a aula e me comunicou o seu falecimento, providenciando o meu transporte para casa.
 Tenho ainda gravada a sua imagem no seu leito de morte.
 São muitas as recordações daquele homem bom e da bisavó Chica (Francisca), sua companheira de sempre.
 Esculpiu muitas obras para jazigos no cemitério do Alto de S.João; são obras que não identifico mas todos ao trabalhos ali existentes são admiráveis e regozijo-me com orgulho, quando tenho oportunidade de os contemplar,por saber que as suas macetas e escopros cinzelaram muitas daquelas obras.

Oh Aida!... (a minha mãe) vou com o miúdo ao café. Lá me levava pela mão ate à leitaria do Sr. Mane´l e do Sr.. António, único local onde nas redondezas existia televisão, recém chegada a Portugal. Quase sempre à noite, após o jantar, lá íamos ver televisão; ele bebia a sua bica acompanhada do seu bagaço e... Oh António trás aí um pacote de bolachas de baunilha aqui para o rapaz! - Regressava-mos a casa quase sempre no fim da emissão após um dos seus  programas favoritos, a volta a Portugal em bicicleta.

Aqui fica expresso o meu agradecimento por me facultares a possibilidade de, como já disse antes, me transportares aos anos do que considero uma saudosa época da minha vida.
Recebe um grande abraço, até breve!

Luís Filipe Ramos (Luís Damião)

Sem comentários: